quinta-feira, 25 de agosto de 2011

Quem disse que não se manda no coração???

É comum ouvirmos a expressão “A gente não manda no coração”. Isso, de certa forma sempre me incomodou. Nunca acreditei muito nessa conversa, e recentemente quando me vi diante de uma situação em que meu coração teimava em me fazer ‘cair na dele’ novamente, resolvi refletir sobre o assunto.
Eu penso que os sentimentos são controláveis. Sim! Acredito que, se eu decido não me apaixonar por alguém, eu não só posso como também consigo. Discorda? Pare pra pensar. Se eu não tivesse controle sobre meu coração e os sentimentos que dele vem, qualquer pessoa que hoje me fizesse mal, eu naturalmente a odiaria. Ué, o ódio e o amor, ambos não são sentimentos, e ambos não vêm do coração? Se fosse assim com um, o mesmo valeria para o outro. Se eu tenho a capacidade de evitar uma mágoa de alguém que me fez mal, logicamente eu tenho a capacidade de evitar que uma paixão aconteça, assim como qualquer outro sentimento.
Deus tem o controle de tudo, exceto de uma coisa: Nossas escolhas. Ele nos deu o livre arbítrio, a capacidade de decidirmos sobre o que queremos sobre a nossa vida. Se fosse verdade que não temos domínio sobre as escolhas do coração, esse livre-arbítrio seria uma farsa. Concorda?
Não é a toa que está escrito: “Sobre tudo que se deve guardar, guarda o teu coração, porque dele procedem as fontes da vida” [sejam elas boas ou más]. Se Ele nos instrui a guardá-lo, é porque temos condições de fazê-lo.
Mas você deve estar se perguntando: “Como isso é possível? Vivi a vida toda seguindo a voz do meu coração, e me dei mal. O que fazer?”. Simples. Você passa a ter o domínio do seu coração a partir do momento que você se obriga a pensar. Quando a voz da sua mente, da sua inteligência fala, você consegue julgar o que é melhor ou não para você.
Por exemplo, (e ninguém melhor do que eu pra falar sobre isso, pois por muitos anos fui escrava dos meus sentimentos): Você olha para ‘aquela’ pessoa. Algo nela te atrai. Você sabe que ambos não têm NADA a ver, que ela é problemática. Mas...ela é linda... Seu coração bate forte e logo SUGERE que um sentimento surja.
Veja bem. Seu coração sugere. Mas cabe a VOCÊ decidir se dá ouvido a ele, e alimenta aquele sentimento ou não. De um lado o seu coração pede aquela nova emoção... e do outro está sua razão, sua inteligência gritando, tentando te fazer enxergar que aquilo vai te fazer mal. Você decide qual voz dá ouvidos.
Lembre-se: sua mente tem o poder de controlar suas reações. Quando você PENSA antes de SENTIR, a probabilidade de tomar decisões corretas é maior. Claro que isso não é uma tarefa fácil, e somente quem tem muita força de vontade (ou quem já não agüenta mais quebrar a cara de tanto confiar em seu coração) que consegue se controlar.
Se eu não quero, pra quê vou ficar alimentando e me deixando levar pela situação?O problema é que o ser humano gosta de aventuras. Gosta de viver emoções, ‘’sofrer por um grande amor’’. O ruim é quando essas aventuras trazem consigo as decepções e desilusões, que criam marcas que muitas vezes, só a presença de Deus pode repará-las.
Pra quê se arriscar se posso evitar, não é? Questão de inteligência. Saiba que Deus te dá oportunidade de escolher sim. Você só é escravo dos seus sentimentos (mágoas, paixões, inveja, tristeza, desanimo) se você quiser.

Nunca se esqueça. Se a situação começar a ficar dificil, não tenha medo de dizer alto e em bom tom: "CORAÇÃO, CALA A BOCA!". Acredite! Isso faz toda diferença...


Nenhum comentário:

Postar um comentário