segunda-feira, 3 de setembro de 2012

Você já conhece o deserto?




O Deserto é um lugar cuja principal característica é a solidão. É aquele lugar que, ainda que hajam milhares de pessoas ao seu redor, você não vê ninguém. Jesus, ao iniciar sua caminhada na fé, logo apos receber o Espirito Santo, também foi levado ao deserto. Ficou por lá por vários dias. As vezes pergunto-me, se houve realmente necessidade que o proprio filho de Deus tivesse que passar por essa experiencia... e mais pra frente a gente percebe que, apesar de estar lá sozinho, com fome, provavelmente cansado, seu espirito estava se renovando. Ele estava adquirindo experiencia, estava desenvolvendo maturidade e força para seguir adiante. Se ele vencesse o deserto e as suas necessidades mais basicas, certamente venceria qualquer coisa. Foi como um teste de sobrevivencia. Ele viveu ali, unica e exclusivamente pela sua fé. E depois de ter passado por isso, teve a condição necessaria pra tomar até as dores da humanidade, e vencer até a morte.
Muitos de nós, quando chegamos ao deserto, não entendemos o porquê de estar ali. É natural, e humano também sentirmos cansaço, desanimo, fraqueza. Mesmo tendo amigos e pessoas ao seu redor, parece que ninguém pode te ajudar. E não pode mesmo. Aquele momento é seu. Você tem que passar por ele... pra aprender a depender de Deus. Só no deserto que você enxerga que nem tudo é conquistado através da força do braço. Ali você aprende a chamar por Deus.. no deserto você busca a presença de Deus, porque sozinh, é o unico que pode estar ali com você... no deserto você aprende que você não é nada, vc enxerga a sua pequenês e dependencia de Deus...
Normalmente a gente nunca entende. Não entende o porquê de estar ali, o porquê de, mesmo fazendo o seu melhor, dedicando-se e dando o seu melhor a Deus, a Obra, ao trabalho, ao namoro/casamento, mesmo assim não se sente completo, nao se sente satisfeito. Surgem perguntas que não tem resposta, não se é reconhecido pelo seu esforço, nao vê retorno da sua dedicação, sente falta da atenção de quem se ama, sofre aparentes injustiças, sente um cansaço inexplicavel, sofre com o desprezo e rejeição de quem menos se esperava. Tenta tirar forças de onde não tem. Grita com todas as forças, mas parece que ninguém te ouve. Enfim, é um momento doloroso demais, e só quem já passou por ele pode confirmar cada palavra minha.
José também passou por isso. Mesmo sendo sincero, e fazendo o melhor, sofreu tudo isso citado acima. Mas Deus nao se esqueceu dele... ainda que em sonhos, Deus se fez presente com ele...Deu-lhe visão do que seria sua vida...colocou em si tanto o querer..e posteriormente o realizar...mas o periodo entre o sonho e a concretização dele foi marcado pelo deserto. Ele precisava disso. Jesus precisava de passar por aquilo, o Bispo Macedo precisou passar pela prisão, enfim. Todos os exemplos de Homens de Deus que marcaram a historia foram marcados por momentos dificeis.

O que você precisa saber é que Deus nao te deixa sozinho. Ali no deserto você desenvolve uma comunhão tão intima com Ele, porque você sabe q se contar o seu momento para A ou B ou C, não vão te entender, vao te julgar ou criticar. Mas ELE entende..ele te ouve...e mesmo ali no deserto ele te sustenta...e ainda te prepara para o melhor que está por vir... Ele te tem desenhado na palma das suas mãos...ele te amou antes mesmo que você nascesse, antes mesmo de ser formado. Ele te escolheu, ele esta vendo tudo que está acontecendo. E mesmo sem você merecer, ele aposta em você, ele nao desistiu de você. Quando tudo isso passar, você [e eu também] vai entender o porque de tudo isso, haverá uma resposta para cada pergunta, cada sonho não concretizado vai se realizar, cada frustração será revertida em alegria, e será como a mulher ao dar a luz ao bebe, que sofre tanto, mas ao ver a criança, vê que valeu a pena cada dor.

É dificil passar por ele. Ninguém disse que seria facil. Como não tem sido. Ainda há muitas perguntas, que ainda nao tenho resposta. Mas...dentro de mim há uma certeza tão grande de que Ele está aki comigo... que tenho a garantia que tudo, tudo mesmo vai valer a pena.

O Senhor responde:
“Será que uma mãe pode esquecer o seu bebê?
Será que pode deixar de amar o seu próprio filho?
Mesmo que isso acontecesse,
eu nunca esqueceria vocês." Is 49.15


Creia somente. E o mais Ele vai fazer. Tudo Passa. Isso também passará. Somente o que não passa são as palavras d'Ele...que irão se cumprir em nossas vidas.

Um comentário:

  1. "Saudade - Palavra única....."

    Para descrever "Saudade" não há uma regra, norma ou padrão. Pode ser a "Saudade" de alguém, algum familiar ou amigo. Pode ser algo que existia e não existe mais ou foi modificado em sua cidade. Enfim, Saudade, é "Saudade" e cada um tem a sua!

    Exemplos de saudades já recebidas e que irão para o livro:

    Eu tenho saudades dos...
    "Domingos na cidade de Pingo D'água, de manhã ajudávamos a podar o campo com trator e roçadeira, aquele cheiro da grama cortada ainda ficou até hoje, e é só passar perto de alguém podando um jardim e a lembrança vem na hora, e a tarde era hora de dar espetáculo com a camisa do Juping no campo que cuidamos com muito carinho."
    Adilson Begatti- Cronista Esportivo e Metalúrgico
    Coronel Fabriciano-MG

    Eu tenho saudades do...
    "Do tempo em que a praça da cidade tinha espaço para as crianças ...lago com peixinhos. Os "coquinhos" caiam pelo chão e as crianças se divertiam tentando abrí-los para comer. O espaço de areia era disputado e ninguém se importava em sujar os pés...não se ouvia os gritos das mães desesperadas e irritadas pelos filhos que insistiam em gastar dinheiro no "pula-pula". A diversão era interminável e gratuita."
    Ana Karina Veiga - Jornalista - Professora e Estudante de Direito
    Santos Dumont-MG

    Eu tenho saudades do...
    "Bonde em Campinas (SP), um veículo totalmente aberto, um convite pra gente sentir a brisa no rosto. E os cobradores, então! Dobravam o dinheiro de forma vertical e o colocada entre os dedos. Era o maior barato. Pena que em minha cidade eles pararam de circular em 1969, deixando muita saudade!"
    Ariovaldo Izac - Cronista Esportivo
    Campinas - SP

    Eu tenho saudade dos...
    "Bailes de carnaval nos clubes da cidade, na década de 1980, onde a diversão era muito mais sadia.Também tenho muita saudade quando eu apresentava bailes nos clubes de Juiz de Fora e cidades vizinhas. Saudade da eterna rádio Mundial 860, onde sempre buscava os novos hits para tocar no meu programa radiofônico. Bons tempos..."
    Carlos Augusto de Oliveira (Guto) - Radialista
    Juiz de Fora-MG

    Eu tenho saudade da...
    "Velha 'maria fumaça', aquele trem de ferro que soltava fumaça e à noite enfeitava o céu com fagulhas, coisa muito linda. O apito da velha "12" também me dá uma grande saudade. Eu morava em Uruçuca, na Bahia e viajava para Itabuna naquele trem, que "morrendo" nas ladeiras, mas subindo cansado, ele chegava lá. Muito lindo!".
    Odoaldo Vasconcelos Passos - Economista
    (Belém-PA)

    Eu tenho saudade de...
    "Em Pirapora, minha terra natal, dos meios de transportes: o trem de Pirapora para Corinto, Montes Claros e Belo Horizonte bem como os vapores de Pirapora até Juazeiro, na Bahia e Petrolina, em Pernambuco".
    Paulo Roberto Caldeira Brant - Comentarista Esportivo
    Poços de Caldas - MG

    Eu tenho saudade das...
    "Partidas de futebol que o Santos Futebol Clube, do bairro Floresta, realizava no campo da Fábrica de Tecidos São João Evangelista e que a família Carbogim era base do time, com Zé Alemão, Gabriel e Rafael, além de meu sobrinho Flávio, como mascote"
    Miguel Carbogim - in memoriam

    Att,
    Carlos Ferreira
    carlosferreirajf@gmail.com
    Juiz de Fora-MG
    www.carlosferreirajf.blogspot.com

    Vem aí o portal MULTIMIDÍA, aqui a informação é atualizada em tempo real!

    ResponderExcluir